sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sim, o Rio de Janeiro continua lindo

Eu amo o meu país e tenho orgulho de ser brasileira. Mas não sou cega a ponto de me iludir com tudo o que ouço e vejo. Fico indignada com o que alguns políticos falam. Falam de milhões de reais como se fossem centavos. Um integrante do COB disse o seguinte: “A Lagoa Rodrigo de Freitas é fácil de resolver, de todas as obras a que é mais tranqüila de fazer é a despoluição dela, o que deve custar em torno de 50 milhões de Reais.” hahahahaha, há quantos anos este problema existe? Agora imagine o quanto isso não custará ao bolso do contribuinte, ao bolso do povo. E muito pior, como este mesmo povo que vive reclamando que não têm boa alimentação, escolas, hospitais, segurança, pagaria por este valor e ainda ficaria feliz com o Rio sendo a sede das Olimpíadas 2016?

Infelizmente a maioria dos brasileiros é pouco politizada, alguns poucos personagens da história se destacaram por uma vida de luta contra os opressores, mas a maioria do povo é alienada. Veja como exemplo quando o Brasil foi campeão da Copa de 70. O país passava por uma forte ditadura militar, centenas de pessoas morrendo e outras sumindo e a seleção quando voltou para o Brasil teve a maior festa e o povo não cansava de comemorar, como se no país as coisas estivessem boas.
O governo para mim é tão sujo que utiliza mecanismos lícitos para reproduzir o que é a sociedade, de forma que o povo, que na grande maioria é pobre ainda o agradeça por este “bem”. Nosso amado presidente Lula menciona sua consciência sobre o problema que temos com educação, segurança, saúde e blábláblá, mas que somos um povo sofrido e precisamos desta alegria, desta vitória. Que nós merecemos sediar uma Copa do mundo e uma Olimpíada. Claro que nós merecemos, merecemos muito mais que isso. Inclusive todos esses problemas que o digníssimo sabe que temos e como dizia minha avó "tampa o sol com a peneira".

A maior crítica ao Rio mencionou violência, mas Lula rebateu dizendo que o Brasil nunca sofreu um ataque terrorista evidente, e contou como que os jovens pobres das favelas do país ajudaram a impedir os roubos durante eventos esportivos recentes. Literalmente frase para inglês ver. Todo mundo aqui vive a violência e falta de segurança em nosso país todos os dias.

Onde está o conteúdo do cidadão comum, do político, do profissional? Qual será o seu valor de bom e princípio de ética e moral?

Sinceramente, eu acredito que cada cidadão brasileiro deveria exigir políticas públicas de qualidade, usar a tal democracia antes mesmo de o governo pensar em gastar bilhões e milhões de reais com estádios que todos nós sabemos que depois ficarão abandonados.

Esta olimpíada trará um pouquinho de uma falsa alegria e orgulho para este país durante apenas um mês de competição. E o pior de tudo é que sabemos que a maior parte deste povo, que contribuiu e torceu muito para a realização desta olimpíada, nem poderá assistir aos jogos e aos seus ídolos esportivos de perto, porque com certeza os ingressos serão caríssimos e já sabemos mais uma vez quem serão as pessoas que terão acesso.

De verdade, eu torço para que tudo isto dê certo. Mesmo não concordando 100% com a sediação no Brasil, eu não desejo que as coisas saiam erradas. Seria mais uma decepção para nós brasileiros. Como disse um amigo, infelizmente é uma forma de o governo investir no Brasil mesmo que seja para o seu próprio interesse. E infelizmente essa é a verdade, mesmo que seja para o seu próprio interesse.

2 comentários:

  1. Bom, vamos ver se as coisas melhoram um pouco, afinal, teremos Copa do Mundo e Olímpiadas... não é possível que o próximo presidente não vá dar uma "maqueada" na pobreza e na violência.

    Eu me lembro qdo o papa veio ao Brasil. A melhor coisa daquela época, foi que o RJ parecia uma cidade do interior de tão calma (tudo bem que haviam tanques de guerra apontando para as favelas)... mas não posso dizer que durante a visita do papa a coisa não melhorou, pq melhorou. Pena que foi temporário.

    BjuZ pra vc!

    ResponderExcluir
  2. É, concordo com você. Inclusive quando diz que, ainda discordando da festa que ofusca nossos reais problemas, torce pra que a coisa toda dê certo. Afinal, se der errado é pior ainda né!

    Só fico na esperança de que os parafusos não sejam tão superfaturados. Quem sabe fique alguma coisa de bom como herança dos jogos, no final.

    ResponderExcluir